Junho é mês de fechar e semear ciclos!
No dia 12 de junho, a produtora e gestora cultural Daniele Sampaio realiza a defesa da pesquisa de Mestrado “Agentes invisíveis e modos de fazer nos primeiros anos do Workcenter of Jerzy Grotowski”.
Com orientação da Pesquisadora e Profa. Tatiana Motta Lima (docente da UNIRIO credenciada na Unicamp desde 2010), o estudo se desenvolveu ao longo dos últimos três anos no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de
Artes da Unicamp.
O estudo teve como proposição central examinar os modos de produção dos primeiros anos de consolidação do Workcenter of Jerzy Grotowski – desde 1996 Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. A despeito da pesquisa desenvolvida nos primeiros anos no instituto não envolver a produção de espetáculos, existiram pelo menos três agentes que responderam pela produção e gestão da iniciativa. Assim, buscou-se verificar quem foram esses agentes, como se organizou um modo de fazer compatível com o projeto e se/como o artista polonês Jerzy Grotowski teria atuado diretamente na produção das investigações artísticas de sua trajetória.
Com isso, o estudo pretende abrir algumas questões acerca da invisibilidade de determinados agentes no campo da produção teatral e perguntar-se sobre o alcance da produção em trajetórias artísticas pautadas em pesquisas que não têm, necessariamente,
resultados alinhados ao mercado da arte.
A defesa é aberta ao público e está marcada para o dia 12 de junho às 14h na sala 03 do prédio de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unicamp. A banca, presidida pela Profa. Dra. Tatiana Motta Lima, será composta ainda pelos Profs. Drs. Cassiano Quilici (UNICAMP) e Fernando Villar (UnB).