De que maneira artistas, produtoras e demais profissionais da cena podem estender a sua formação para além do espaço institucional de ensino? De que maneira podem trazer para o seu cotidiano uma certa pedagogia continuada, um aperfeiçoamento permanente do seu instrumental técnico, criativo e reflexivo?
Desde 2015, a SIM! Cultura defronta tais questões realizando anualmente em seu estúdio o Programa de Cursos, um espaço que conflui pedagogia, criação e pesquisa. De 2015 a 2018, sua curadoria foi feita pela diretora Maria Thais, pela produtora Daniele Sampaio e pelo ator Eduardo Okamoto. A partir de 2019, a curadoria é assinada pela produtora do trio.
Em 2021 e 2022, em função da pandemia, não houve edições do programa.
No segundo semestre de 2023, teremos a satisfação de anunciar a retomada desta ação e anunciar os três cursos que integrarão o Programa de Cursos 2024.
Toda a divulgação será realizada nas nossas redes sociais. Para ficar por dentro das atualizações, nos siga no Instagram, FB e YouTube.
VEJA OS CURSOS ANTERIORES
MINISTRANTE Yumiko Yoshioka [Japão]
20 A 26 DE OUTUBRO DE 2020 – Terça-feira a segunda-feira das 9h às 17h
27 DE OUTUBRO DE 2020 [Apresentação Final] – Terça-feira das 16h às 22h
A bailarina japonesa apresenta seu ponto de vista sobre o corpo, a dança butô e a coreografia. Ao final dos trabalhos, a apresentação pública de um exercício cênico sintetiza a experiência. A partir da consciência da unidade corpo/mente/alma, podemos explorar as memórias coletivas, permitindo que ressoem em nós. A ressonância corporal é uma chave para as portas de um mundo sempre em movimento. Assim, atingimos a abundância de recursos criativos e enriquecemos a nós mesmo(a)s.
MINISTRANTE Lorena Ojeda Sepúlveda
02 A 05 DE JUNHO DE 2020 – terça-feira a sexta-feira das 19h às 22h
A oficina tem como objetivo fornecer ferramentas e recursos metodológicos para que artistas, coletivos cênicos e organizações das artes da cena possam elaborar uma estratégia de circulação a caminho da internacionalização.
MINISTRANTE Maria Helena Cunha
03 A 05 DE ABRIL DE 2020 – sexta-feira das 19h às 22h | sábado e domingo das 10h às 18h
A oficina irá refletir sobre o cotidiano da gestão de grupos e coletivos culturais e suas formas de organização, por meio do uso de metodologias de planejamento estratégico participativo como ferramenta de gestão para a área cultural. A partir de conteúdo teórico e prático, trabalharemos com a produção coletiva de conhecimento, mesclando com as dinâmicas e os exercícios que trazem as especificidades de cada grupo. A ideia é que alunas e alunos saiam com a estrutura de seus respectivos planejamentos pronta para ser executada, compartilhando, ao final, as experiências desenvolvidas pela(o)s participantes.
MINISTRANTE Gilma Oliveira
13 DE ABRIL DE 2019 – sábado das 14h às 18h
A oficina tem o objetivo de transmitir informações e conhecimentos fundamentais acerca da realização de montagens de espetáculos e turnês a partir de exposição de fatos reais retirados da trajetória e vivência da ministrante nas artes cênicas. Para tanto, serão abordadas as etapas de produção de turnês nacionais e internacionais, considerando o universo técnico acerca destas etapas, como contratações, planejamento, orçamentos, liberações, cargas, roteiros, check-lists, cronogramas e logística de viagens, entre outros.
MINISTRANTE Gustavo Scharier
25 - 27 DE SETEMBRO DE 2019 – quarta a sexta das 14h às 20h30
O curso pretende iniciar as alunas e os alunos no mundo da produção das artes cênicas, partilhando uma série de conhecimentos, ferramentas e metodologias de trabalho elementares a fim de colaborar com o desenvolvimento de projetos de espetáculos com maior segurança e solvência.
MINISTRANTE Carla Pollastrelli
23 - 26 DE JULHO DE 2019 – terça à sexta das 18h30 às 22h
Através de exemplos buscados na história do teatro do século XX, serão destacadas algumas abordagens artísticas inovadoras que transformaram os modos produtivos, organizativos e o campo de ação do teatro.
MINISTRANTE Marcio Abreu
12 A 16 DE MARÇO – segunda a sexta das 16h às 22h
A partir de sua busca artística e de suas referencias teóricas e práticas, que incluem literatura, cinema, filosofia, artes visuais, performance, dramaturgias contemporâneas e procedimentos que utiliza em seus processos criativos, Marcio Abreu orienta experiências individuais e coletivas de criação que dialoguem com o real, tenham inspiração em questões fundamentais do nosso tempo e se perguntem o que pode ser a dimensão política na arte hoje.
MINISTRANTE Daniele Sampaio
18 A 22 DE JUNHO – segunda a sexta das 18h às 22h
É função da produção a elaboração de estratégias que viabilizem a criação e fruição de bens simbólicos. O curso parte desta dimensão do fazer cultural, procurando ampliar o escopo de ações da produção e gestão de projetos artísticos.
MINISTRANTE Maria Thais
24 A 29 DE MARÇO – sábado a quinta das 15h às 22h
Dois olhares, dois sistemas traduz a perspectiva da encenadora e pedagoga teatral Maria Thais sobre as proposições de dois encenadores-pedagogos russos, Constantin Stanislavski e V. Meierhold, para o ator.
MINISTRANTE Gabriel Fontes Paiva
DE 21 A 23 DE FEVEREIRO DE 2018 – quarta e quinta das 14h às 19h e sexta das 9h às 13h.
A proposta da oficina é trabalhar a relação entre o projeto artístico de cada participante com a política cultural, o financiamento à cultura e a produção cultural contemporâneas. O objetivo é promover uma visão global e ampliada dos temas, de forma a contribuir para uma criação artística em sintonia com o atual contexto político, cultural e socioeconômico.
MINISTRANTE Maria Thais
DE 24 A 30 DE JULHO DE 2017, DAS 9h ÀS 13h
A prática dos princípios expressivos para o movimento cênico e dos estudos biomecânicos elaborados por Meierhold e seus colaboradores revelam a estreita articulação entre o trabalho do ator e a composição da escritura cênica.
MINISTRANTE Alice K.
20 A 22 DE FEVEREIRO DE 2017, DAS 9h ÀS 13h
Em março de 2011, a região nordeste do Japão foi alvo de triplo desastre: terremoto, seguido de tsunami e acidente nuclear em Fukushima. Considerando-se este contexto, o curso debate a reação dos artistas japoneses, o sentido de se produzir arte, o surgimento de uma nova produção dramatúrgica. Um momento para compartilhar uma investigação e seus procedimentos.
MINISTRANTE Daniele Sampaio com a participação de Guga Costa
11,12, 18 E 19 DE MARÇO DE 2017 (SÁBADOS E DOMINGOS, DAS 10h ÀS 18h)
É função do produtor cultural a prospecção e prática de estratégias que viabilizem criação e fruição de bens simbólicos. O curso parte desta dimensão do fazer,buscando debater diferentes modos de produção de projetos culturais.
MINISTRANTE Romulo Avelar
DE 04 A 06 DE AGOSTO DE 2017, DAS 14h ÀS 19h
O curso tem o objetivo de transmitir informações e conhecimentos fundamentais à realização de projetos e à gestão de carreiras de artistas, grupos e entidades culturais. Visa provocar reflexões sobre os processos de produção e gestão e contribuir para a racionalização de procedimentos, em busca de resultados mais efetivos e maior qualidade nas ações desenvolvidas na área.
MINISTRANTES Ma Zhenghong e Alejandro González Puche
04 A 10 DE SETEMBRO DE 2017
(DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 18h30 ÀS 22h30 E SÁBADO E DOMINGO DAS 9h ÀS 13h)
Michael Chekhov realiza, em 1932, lições aos atores do Teatro Estatal da Lituania. Em seus princípios como pesquisador, constrói uma metodologia em que coloca o ator frente ao abismo do coletivo e promove o debate entre o ator visível e o invisível.