RECUSA
Recusa é um espetáculo da Cia Teatro Balagan em que o ator Eduardo Okamoto atua como convidado e a SIM! Cultura assina a direção de produção.
O espetáculo começou a ser desenhado a partir do interesse despertado pela notícia veiculada no Jornal Folha de S. Paulo, em 16 de setembro de 2008, sobre o aparecimento de dois sobreviventes, índios Piripkura – etnia considerada extinta há mais de vinte anos. Viviam nômades, perambulando por fazendas madeireiras no noroeste do Mato Grosso, próximo ao município de Ji-Paraná, em Rondônia, e ambos se recusavam a estabelecer qualquer contato com os brancos. Foram encontrados porque suas gargalhadas ressoaram na floresta e chamaram atenção: eles riam das histórias que contavam um ao outro enquanto davam conta de comer a caça recém abatida.
Recusa é narrado, cantado, por dois olhares e seus múltiplos: dois índios Piripkura; dois heróis ameríndios, Pud e Pudleré, criadores dos seres; um padre que foi engolido por uma onça que resolveu morar dentro de um lugar inesperado; um fazendeiro que matou um índio e o mesmo índio que o matou, por uma cantora que se perde na mata, por Macunaíma e seu irmão, os heróis dos Taurepang, e outros tantos.
Acesse às informações na íntegra aqui.
GALERIA
FICHA TÉCNICA
Atuação
Antonio Salvador e
Eduardo Okamoto (ator convidado)
Encenação
Maria Thaís
Dramaturgia
Luis Alberto de Abreu
Cenografia e Figurino
Márcio Medina
Direção Musical
Marlui Miranda
Iluminação
Davi de Brito
Preparação de Butoh
Ana Chiesa Yokoyama
Assistência de Direção
Gabriela Itocazo
Assistência de Cenografia
César Santana
Assistência de Iluminação
Vânia Jaconis
Operação de Luz
Rafael Motta
Produção Executiva
Norma Lyds
Administração
Deborah Penafiel
Costureira
Judite de Lima
Fotografia, Material gráfico e divulgação
Ale Catan
Assessoria de Imprensa
Adriana Monteiro e Ofício das Letras
Projeto Gráfico
daguilar.com.br
Direção de Produção
Daniele Sampaio | SIM! Cultura
Duração
80 min